Seja bem-vindo. Hoje é . Deus lhe abençoe!

CUIDADO, COM AS SUAS PALAVRAS!

Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo.
Até na boca dos cavalos colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos.
Pensem no navio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer.
É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama!
A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas.
O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes.
Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar.
Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus.
Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim”. (Tiago capítulo 3 versículos 2 à 10).

Por ser uma linguagem mais simples, escolhi os textos bíblicos da Bíblia na Linguagem de Hoje, a fim de que facilitasse para o leitor um melhor entendimento quanto aos cuidados que devemos ter com um dos pequenos membros de nosso corpo, a língua.
É importante, tanto o que você diz como o que não diz. Apropriada-a maneira de falar não quer dizer somente as palavras corretas no momento oportuno, mas sim também inclui controlar os desejos de querer dizer o que não deve. Exemplos do uso incorreto da língua incluem a falação, o menosprezar a outros, a manipulação, o ensino falso, o exagero, as acusações, a lisonja e a mentira. Antes de falar, pergunte-se: "É verdade o que quero dizer, é necessário e é agradável?".
No texto bíblico prefacial, o Apóstolo Tiago compara o dano que pode causar a língua com uma chama de fogo e sua perversidade tem origem no inferno mesmo. A língua inverificada pode causar um terrível dano. Satanás usa a língua para dividir às pessoas e instigar enfrentamentos. As palavras ociosas e aborrecíveis são perigosas porque pulverizam rapidamente destruição e ninguém pode deter os resultados uma vez que se pronunciaram (quantas pessoas não têm comparecido aos tribunais para prestarem esclarecimentos, pois difamaram ou caluniaram a alguém?).
Devemos tomar cuidado com o que dizemos, pensando que mais tarde nos poderemos desculpar, já que o dano permanece. Algumas palavras expressas com irritação podem destruir uma relação que necessitou anos para estabelecer-se. Antes de falar, recorde que as palavras são como o fogo, que não lhes pode controlar nem se pode anular o prejuízo que podem causar.
Se nenhum ser humano pode controlar a língua, para que tentá-lo? Embora não obtenhamos um controle perfeito dela, de todas as maneiras podemos descobrir como reduzir o perigo que podem provocar nossas palavras.
O Espírito Santo através do Apóstolo Pedro em sua Primeira Carta (I Pe. 3.10), nos dá uma enorme lição e revela nos um grande segredo ao afirmar que: “Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano”.
Lendo uma mensagem contida em um slide na internet, talvez você já tenha até também visto, achei muito interessante compilá-lo. O mesmo fala de alguns personagens que proferiram palavras contra Deus e que tiveram prejuízos irreparáveis.
Vejam só: o caso de John Lennon - Alguns anos depois de dar uma entrevista a uma revista americana, Disse: "O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo. (1966)". Lennon, depois de ter dito que os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, recebeu cinco tiros de seu próprio fã.
Tancredo Neves - Na ocasião da campanha presidencial, disse que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), “nem Deus o tiraria da presidência da república”. Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse.
Brizola - No ano de 1990, quando houve uma outra campanha presidencial, disse “que aceitava até o apoio do demônio para se tornar presidente”. A campanha, quando acabou, apontou Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar. A campanha, quando acabou, apontou Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar.
Cazuza - Em um show no Canecão (Rio de Janeiro), deu um trago em um cigarro de Maconha, soltou a fumaça para cima e disse: “Deus, essa é para você!” Nem precisa falar em qual situação morreu esse homem.
Marilyn Monroe - Foi visitada por Billy Graham durante a apresentação de um show. Ele, um pregador do evangelho, na época havia sido mandado pelo Espírito Santo àquele lugar, para pregar a Marilyn. Porém ela, depois de ouvir a mensagem do Evangelho, disse: "Não preciso do seu Jesus". Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento.
Bom Scott - Ex-vocalista do conjunto AC/DC. Cantava no ano de 1979 uma música com a seguinte frase: "Don´t stop me, I´m going down all the way, wow the highway to hell". (Não me impeça... Vou seguir o caminho até o fim, na auto-estrada para o inferno). No dia 19 de fevereiro de 1980, Bom Scott foi encontrado morto, asfixiado pelo próprio vômito.
O Navio Titanic - Na ocasião em que foi construído, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto- mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: "O que o senhor tem a dizer para a imprensa concernente a segurança do seu navio?" O homem, com um tom irônico, disse: "Nem Deus poderá afundar meu Navio". O resultado foi o maior naufrágio de um navio de passageiros do mundo!
Campinas/SP em 2005 - Em Campinas, uma turma de amigos já embriagados, foram buscar a última pessoa para a balada, parou em frente a casa da jovem e chamou, junto com a moça veio a mãe. A mãe com medo vendo todos embriagados e sua filha entrando naquele carro lotado, pegou na mão da filha que já estava dentro do carro e disse: "FILHA VAI COM DEUS QUE ELE LHE PROTEJA", a filha pra tirar uma onda com a mãe disse: "SÓ SE ELE FOR NO PORTA-MALAS, POIS AQUI JÁ ESTÁ LOTADO".
Algumas horas depois veio a noticia aos familiares dos jovens, sofreram um acidente, morreram todos, o carro ficou irreconhecível, mas o porta-malas ficou intacto.
A policia técnica disse que pela violência do acidente seria impossível o porta-malas ficar intacto, quando o policial abriu o porta-malas, lá estava uma bandeja com 18 ovos sem nenhum arranhão, e todos nos lugares corretos da bandeja.
Muitos outros homens importantes também se esqueceram que a nenhum outro nome foi dada tanta autoridade como a que há no nome de JESUS. Não esqueça disso: Muitos morreram, mas somente um ressuscitou e está vivo até hoje: Jesus!
Em dezembro de 1994, enquanto folheava um exemplar da Revista Veja (não me recordo a edição), deparei-me com uma frase do sr. Paulo Maluf, ex governador de São Paulo-SP que dizia: “Nem Jesus Cristo foi mais honesto do que eu”. Não encontrei junta a mesma qualquer explicação dele concernente sua colocação, mas eu pergunto: quem é o homem diante de Deus? A Bíblia responde: “...sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso...” (Romanos 3.4).
Tenha cuidado com as suas palavras, “Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mateus 12.37).
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7).
Quando Jesus Cristo concluía mais um de seus ensinos, afirmou: “A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio” (Lc 6.45).
Lembre-se: “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã” (Tiago 1:26).

Até a próxima oportunidade e lembre-se: tenha cuidado com as suas palavras!


Pr. Deuramar Ribeiro Leite, é
Co-Pastor da IEADA, Bacharel em Teologia,
Professor do CETEMAD,
Membro do Conselho de Pastores e
Assessor de Comunicação da Igreja Assembleia de Deus-CIADSETA em Araguatins-TO.

POSTAGENS POPULARES